terça-feira, 19 de maio de 2009

IMC

Sobre o IMC

O índice de Massa Corporal (IMC) é um dos principais métodos de avaliação sobre as condições de peso de um indivíduo.

Aceito e adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o Índice de Massa Corporal possui algumas restrições de uso, não sendo indicado para avaliação nos seguintes grupos:
- crianças
- idosos
- pessoas musculosas

Além destas restrições, o IMC possui critérios diferenciados para avaliação de determinados grupos étnicos, dentre os quais as pessoas de origem asiática.

Desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX, o cálculo de IMC rapidamente se disseminou entre as comunidades científicas de todo o mundo, sendo largamente utilizado até os dias atuais. Dentre as suas principais vantagens, destaca-se a facilidade de aplicação, visto que o índice é calculado de forma bastante simples, dividindo-se o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

É importante frisar que o Índice de Massa Corporal é apenas um método preliminar de verificação das condições de peso de uma pessoa, devendo – a critério médico – ser complementado com outros exames, como bioimpedância ou medida das dobras cutâneas.


Como calcular o IMC?

Para calcular o IMC, você deve anotar seu peso em quilogramas (kg) e sua altura em metros (m), em seguida divida seu peso (kg) pela sua altura (m) elevada ao quadrado.

Vamos usar eu mesmo como exemplo:

93kg e a altura é de 1,82m. Você fará da seguinte forma:

Peso: 93Kg
Altura: 1,82m
IMC=? (Vamos descobrir)

Fórmula:

IMC = Peso ÷ Altura²
IMC = 93 ÷ 1,82²
IMC = 93 ÷ 3,31
IMC = 28

Usando esta fórmula portanto, descobrimos que uma pessoa com 1,82m de altura e 93kg de peso, terá um Índice de Massa Corporal (IMC) de 28.
Como sei se estou no IMC ideal?

Depois de feita a continha acima, há uma tabela que pode ser utilizada para comparação e determinar se você está no peso ideal.
Tabela de IMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário